terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

11 maneiras de conquistar seus sonhos este ano

314-guia-para-conquistar-seus-sonhos-em-2013-1

1. Em vez de...
Pagar o ano inteiro de academia e desistir no segundo mês (outra vez)
Descubra o exercício que combina com você
Quem disse que academia é o único lugar para malhar? Parque, clube, a sala de ginástica do prédio, um estúdio pequenininho de ioga ou pilates... O importante é que o lugar seja prático, assim você não usa o trânsito como desculpa para faltar. "Outro passo-chave é achar a atividade que combina com seu objetivo, personalidade e estilo de vida", fala Leonardo Masotti, professor da assessoria esportiva 4any1, em São Paulo. Em grupo ou individual? Para queimar calorias, ganhar músculos ou relaxar? De caminhada e musculação passando por artes marciais até tênis e equitação, a lista de opções para mexer o corpo é praticamente interminável. Lembre-se: não é porque está na moda e sua amiga ama que a aula vai funcionar para você. Experimente e troque até encontrar uma que você não vai querer mais largar - acredite, essa modalidade existe!

2. Em vez de...
Reclamar que tudo continua igual
Aprenda alguma coisa nova
Pode ser fotografia, um idioma, um esporte, tudo sobre um novo diretor de cinema, uma habilidade diferente - cozinhar, tricotar, fazer mosaico, tocar um instrumento -, mas que tal aproveitar o ano novinho em folha para incrementar seu repertório? Quando você se abre para coisas novas e expande seu universo de assuntos e possibilidades, não só dá uma chacoalhada na rotina como se torna uma mulher mais interessante. De quebra, se vira melhor no dia a dia, na hora de descobrir meios de alcançar seus objetivos e encontrar saídas para os dilemas da vida.

3. Em vez de...
Deixar de jantar com a turma para ficar mais tempo no Facebook
Brinque de phone stacking
O jogo de empilhar celulares na mesa no almoço ou jantar com os amigos e não encostar neles até a conta chegar é um jeito de protestar contra a mania de ficar vidrada no aparelho mesmo com o bate-papo rolando em volta. A brincadeira viroun hit nos Estados Unidos e a ideia é: quem não resistir à tentação e pegar o celular paga a conta. "Além de gerar ansiedade, o excesso de uso das redes sociais esvazia o contato humano", fala o psicoterapeuta Marco Antonio De Tommaso, de São Paulo.

4. Em vez de...
Viver de casa para o trabalho
Adote um hobby
"É importante cultivar hábitos que não estejam relacionados com trabalho, desempenho e aplicação na vida prática. Algo que você faça simplesmente por prazer", comenta Tommaso. É tiro e queda para aliviar o stress e a ansiedade e, de quebra, melhorar a saúde. De acordo com um estudo publicado no periódico New England Journal of Medicine, praticar atividades mentalmente estimulantes previnem a perda de memória associada à passagem do tempo.

5. Em vez de...
Reclamar que a carreira está parada
Encontre sentido no trabalho
Fazer as pazes com seu emprego atual é importante, antes de qualquer coisa, porque é ali que você passa boa parte do seu dia, e ninguém merece passar esse tempo de mal com a vida. Se está difícil, procure naquilo que você faz todo dia um sentido. "É fundamental focar no que você tira do trabalho, não só no que ele tira de você", fala a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, de Vitória. Pense na cadeia complexa de que faz parte, quantas pessoas afeta com a função que desempenha e de que maneira. Certamente vai conseguir enxergar a importância daquilo que faz.

6. Em vez de...
Bancar a mulher-maravilha
Pratique dizer não
A cobrança vem de todos os lados (chefe, marido, namorado, filhos, mãe, amigas...) e o mais provável é que vá ser sempre assim. Ou seja, cabe a você encontrar maneiras de se imunizar contra o cansaço e a culpa de, às vezes, não dar conta de tudo. Uma delas é aprendendo a dizer não: para a mãe que cobra você por não ligar todo dia, o namorado que reclama que anda desanimada para sair, a colega do trabalho que pede ajuda quando você está cheia de trabalho. Nesses casos, o não representa um sim a você mesma - e ninguém vai amá-la menos por isso.

7. Em vez de...
Se aposentar da vida social porque vive sem grana
Reveja suas finanças
Você pode não ter a menor habilidade para preencher planilhas de orçamento, pesquisar preços ou conter seu impulso comprador diante da sua loja preferida, mas, acredite: aprender a fazer isso pode ajudá-la a curtir mais o presente. Tente programar seus gastos semanalmente, e não mensalmente, como muita gente está acostumada a fazer. De acordo com uma pesquisa americana, isso faz com que você se sinta mais sem dinheiro e pense melhor a cada compra. E na hora de encontrar os amigos, troque o bar (mais o estacionamento, o combustível, a gorjeta...) por festinhas e jantares em casa. A economia é garantida, a diversão também.

8. Em vez de...
Adiar mais uma vez aquele seu sonho
Transforme-o em realidade
Não importa se é um carro, uma viagem para a Índia, uma bolsa caríssima ou correr uma prova de 5 quilômetros. Conquistá-lo é uma questão de vontade, determinação e confiança de que você pode. Estipule uma data - nas férias? No dia do seu aniversário? Antes do fim do ano? - e trace seu plano de ação para chegar lá. No caso de uma prova de corrida, também vai precisar de um bom par de tênis e orientação de um profissional. "O melhor é começar caminhando leve, passar para um trote e, só então, para a corrida contínua e intervalada", ensina o personal trainer Carlos Klein, autor do blog Movimente-se e colunista do site da BOA FORMA. Se pretende completar uma prova curta, vale saber que é possível chegar lá em dois meses com disciplina e, no mínimo, dois treinos por semana. Bom, não?

9. Em vez de...
Reclamar que o relacionamento está morno
Coloque romance no dia a dia
Reserve um dia na semana para namorarem - pode ser jantando fora, indo ao teatro, saindo para dançar, ficando em casa e criando um clima diferente... Melhor ainda se der para fugir no fim de semana para algum lugar que os dois escolham juntos. "É preciso criar momentos para curtir o relacionamento de um jeito leve, aberto e sem cobrança", fala a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, de São Paulo.

10. Em vez de...
Gastar uma fábula para virar uma angel da Victoria´s Secret
Aprenda a se gostar do jeito que é
Além de econômica, a medida é pró-felicidade - um estudo recente da Universidade Central da Flórida, nos Estados Unidos, revelou que mulheres que têm uma imagem positiva do próprio corpo são mais felizes, não importa a idade. É claro que vale investir tempo e dinheiro (na medida certa) para ficar mais bonita, mas focar no cabelo da Gisele, na barriga da Fernanda Lima, nas pernas da Claudia Leitte? Não! "É preciso ter metas viáveis para não gerar frustração", diz Marco Antonio De Tommaso, que é consultor da BOA FORMA. Em outras palavras, relaxe e concentre-se em você para ser feliz.

11. Em vez de...
Decidir que quer emagrecer 12 quilos
Foque em 1 quilo após o outro
É só fazer as contas e ver que a meta fica bem mais fácil: secando 1 quilo por mês até o fim do ano você cumpre sua meta sem perceber! Para chegar lá, esqueça as dietas absurdas, a ilusão de passar o dia à base de líquidos e a ideia de que para emagrecer é preciso ficar sem comer. "Quando você fica muito tempo sem se alimentar, o corpo acaba estocando gordura na tentativa de sobreviver aos períodos sem comida", fala a nutricionista Marcella Amar, do Rio de Janeiro. Se nunca experimentou a estratégia de anotar tudo o que come, é a hora de tentar. Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, confirmaram que mulheres que mantêm um diário alimentar e não pulam refeições perdem mais peso do que as amigas que não adotam essas práticas.

 

 

FONTE: Por Débora Nunes e Marcia Di Domenico | Fotos Getty Images, iStockphoto, Victor Almeida.

http://boaforma.abril.com.br/saude-bem-estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...