terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nutrólogo x nutricionista: entenda a diferença

 

Embora ambos possam te ajudar na perda de peso, o nutricionista e o nutrólogo atuam com estratégias diferentes

Reportagem: Monique Zagari Garcia

nutricionista-nutrologo-diferencas

Se você deseja perder peso, o ideal é que consulte ambos os

profissionais
Foto: Fabio Mangabeira

Quando o assunto é insatisfação com o peso, além da velha e boa academia, existem profissionais que podem dar aquela grande ajuda: o nutrólogo e o nutricionista. Mas qual consultar? Saiba que o ideal é visitar os dois! “Ambos os profissionais estão aptos a tratar problemas associados ao excesso de peso e podem trabalhar de forma isolada ou em conjunto”, avalia Telma Sigolo, nutróloga do Hospital São Camilo (SP). De acordo com André Veinert, nutrólogo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso (SP), tanto o nutrólogo quanto o nutricionista possuem conhecimento sobre a propriedade de cada alimento, porém a estratégia que cada um usa para auxiliar na perda de peso é diferente. Entenda a diferença:

Nutrólogo

Segundo Telma Sigolo, o nutrólogo tem formação médica e mais abrangente no que se relaciona ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças relacionadas à alimentação. “É sua função tratar patologias relacionadas a distúrbios alimentares, como obesidade, diabetes, hipertensão, alergias, intolerâncias e transtornos alimentares de ordem psiquiátrica; também faz o acompanhamento da dietoterapia de pacientes em pré e pós-cirurgia bariátrica e que precisam de nutrição enteral e parental", destaca a nutróloga Liliane Oppermann (SP).

André Veinert reforça que o nutrólogo é capaz de avaliar possíveis carências nutricionais no organismo com base nos hábitos alimentares do paciente, a fim de diagnosticar possíveis erros e corrigi-los, buscando a saúde o bem-estar da pessoa com orientações de uma alimentação mais equilibrada. “Também prescreve medicamentos e pode recomendar intervenções cirúrgicas”, completa.

Nutricionista

“Formado em nutrição, é o responsável por criar cardápios balanceados para o metabolismo de cada paciente, com o objetivo de emagrecimento ou aumento de peso. A maioria de suas dietas é estabelecida a partir do histórico da pessoa, hábitos alimentares e estilo de vida”, explica Gabriel Cairo Nunes, nutricionista esportivo da Clínica HealthMe Gerenciamento de Perda de Peso (SP). O especialista conta que, diferente do nutrólogo, o nutricionista não tem autorização para prescrever remédios e recomendar internações e cirurgias. No entanto, é capacitado para elaborar cardápios especializados para atletas e locais onde há alimentação coletiva.

 

FONTE: http://corpoacorpo.uol.com.br

Um comentário:

  1. OI AMIGA TUDO BOM NÃO SEI SE VAI LEMBRA DE MIM ,MAS AGORA VOLTEI COM TUDO ENGORDEI MUITOOOOOOOOOOOOOO
    MAS ESTOU AQUI DE VOLTA
    E CONTO COM O APOIO DE VOCES
    BJOS
    JACKE

    http://jacke-emagrecendocomsaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...