sábado, 12 de julho de 2014

Os benefícios do limão para o corpo humano

O limão pode até ser azedo, mas faz muito bem à saúde!

 

É natural que muita gente não morra de amores pelo limão. No entanto, seu sabor azedo dá um toque especial para algumas receitas – salgadas, doces e de sucos – e, de quebra, o organismo agradece!

images

Corpo blindado

Os benefícios mais conhecidos do limão são aqueles proporcionados para as defesas do organismo: “Um dos principais efeitos do limão é a ação sobre o sistema imunológico, protegendo o organismo de infecções oportunistas”, destaca a nutricionista Andréia Ceschin de Avelar. A fruta é bactericida, anti-inflamatória e combate vírus e fungos – ou seja, tudo aquilo que você faz questão de manter bem distante do seu corpo. Não é por acaso que, quando surge algum resfriado, um bom chazinho de limão logo surge como a solução.

O limão, assim como outras frutas cítricas (laranja, acerola e kiwi, é fonte de vitamina C. O nutriente, também chamado de ácido ascórbico, tem outra importância além de fornecer anticorpos: “É um excelente antioxidante, que estabiliza a estrutura do colágeno, pois tem função de dar mais sustentação à pele. Além disso, é fotoprotetor, ou seja, protege a pele dos raios UVA e UVB e ajuda também ajuda na cicatrização de feridas”, afirma a nutricionista Daniela Jobst. A exposição prolongada aos raios UVA e UVB piora os efeitos da idade sobre a pele, sem falar no risco de câncer de pele. Portanto, o o limão é um potente inimigo das rugas.

Contra anemia

A mesma vitamina C ainda faz o papel de combater a anemia. A forma mais comum do distúrbio é a anemia ferropriva, caracterizada pela insuficiência de ferro no organismo. Sem o mineral, usado na produção das hemoglobinas presentes no sangue, o transporte de oxigênio para as células fica prejudicado e resulta em efeitos colaterais como cansaço e tontura. O limão pode não conter ferro, mas a vitamina C potencializa a absorção do mineral presente em outros alimentos, como carnes (fígado bovino, em especial), ovos e vegetais de folhas verde-escuras (espinafre, rúcula e couve). Uma ótima pedida é adicionar o limão aos pratos com tais ingredientes: “Durante as refeições, recomenda-se a ingestão de algum suco cítrico, como a limonada, ou suco de laranja, entre outros”, indica Andréia.

Desintoxicante

Os antioxidantes do limão, além do bem que fazem para a pele, impedem que placas de gordura se formem nas paredes de vasos e artérias, facilitando a passagem do sangue e prevenindo problemas cardiovasculares, a exemplo de infartos e derrames.

Calorias a menos

O limão se enquadra na categoria dos alimentos termogênicos que levam esse nome por acelerarem o ritmo do metabolismo, o que faz com que mais calorias sejam queimadas pelo corpo em menor tempo. Assim, é perfeito para dietas de emagrecimento!

 

Por Marcelo Ricciardi – papofeminino.uol.com.br

 

foto-limao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...